Passar para o Conteúdo Principal

logotipo

pesquisar
 

Município arrecada 4º lugar a nível nacional numa candidatura para criação de equipa de Sapadores Florestais

Viatura premio 1 1 1024 2500
08 Agosto 2017

O Município de Chaves ficou em quarto lugar a nível nacional, de entre 120 entidades concorrentes, na sequência de uma candidatura para a constituição de uma equipa de Sapadores Florestais.

No passado dia 03 de agosto, em Oliveira do Hospital, no âmbito da cerimónia de constituição de 20 novas equipas, o Município recebeu, como prémio da sua candidatura, uma viatura de 1.ª Intervenção, por ocasião da assinatura do contrato de formalização da equipa de Sapadores Florestais. Refira-se que esteve presente o Primeiro-ministro, António Costa, acompanhado pelo Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos. Em representação da autarquia flaviense esteve o Vice-presidente, Castanheira Penas, bem como o Técnico responsável pela Proteção Civil, que fará o acompanhamento da equipa.

A Câmara de Chaves receberá uma comparticipação anual de 40 mil euros para ajudar a suportar os encargos com esta equipa de Sapadores Florestais, a constituir, a qual contribuirá para tornar os espaços florestais do concelho mais resilientes aos incêndios florestais.

Das ações a realizar, pela equipa, destacam-se as constantes no Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios nomeadamente: silvicultura preventiva; manutenção e proteção de povoamentos florestais; manutenção e beneficiação de infraestruturas de defesa da floresta e de apoio à gestão florestal; sensibilização das populações para as normas de conduta em matéria de proteção florestal, nomeadamente no âmbito do uso do fogo, da limpeza das florestas; vigilância armada, primeira intervenção em incêndios florestais, apoio a operações de rescaldo e vigilância ativa pós-rescaldo; bem como intervenção em missões de proteção civil.

Entrega premio equipa de sapadores florestais 1 1 1024 2500
Entrega premio equipa de sapadores florestais 1 1024 2500