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Seminário discutiu tema do Turismo Acessível em Vidago e Pedras Salgadas

27 Junho 2017

Nos dias 20 e 21 de junho, as vilas termais de Vidago e Pedras Salgadas acolheram, pela primeira vez, um seminário dedicado ao tema “Turismo para Todos”, à escala do Alto Tâmega, organizado pela EHATB – Empreendimentos Hidroelétricos do Alto Tâmega e Barroso.

Bastante participado, em ambos os dias, e com um painel de oradores de relevo, o evento criou intensos momentos de “networking”, com partilha de boas práticas e o estabelecimento de parcerias estratégicas, tanto durante as apresentações como nos momentos de pausa para café ou almoço. Inscreveram-se no seminário cerca de 130 pessoas.

Além das entidades, públicas e privadas, da região do Alto Tâmega, houve participantes inscritos de toda a região Norte (Vila Real, Bragança, Mondim de Basto, Grande Porto, Arcos de Valdevez, Resende) e Centro (Batalha, Coimbra, Lisboa).

Os moderadores e oradores dos sete painéis temáticos, 40 académicos/ profissionais com currículos de destaque, tiveram a seu cargo a tarefa de apresentar exemplos de boas práticas e recomendações para o desenvolvimento do Turismo Acessível, partindo de uma escala global para a realidade local, com o foco dirigido, no primeiro dia, para o Termalismo, e no segundo para o Turismo de Natureza e Bem-Estar.

O seminário contou com o lançamento de alguns projetos inéditos, como a recém aprovada Estratégia de Acessibilidade no Caminho de Santiago, apresentada por Rafael Sánchez Bargiela, em nome da Fundação Xacobeo, o empreendimento turístico Vidago Valley Sensory Hotel (ainda em fase de licenciamento), apresentado pela FIAR Arquitetos e pelo empreendedor Anísio Saraiva, ou o projeto «My Portugal for All – Travel Care», defendido por Raquel Fernandes.

Houve lugar para apresentações teóricas, de enquadramento da temática, sendo exemplos as de Humberto Santos (INR – Instituto Nacional da Reabilitação), Ana Garcia (ENAT – Rede Europeia de Turismo Acessível), Francesc Aragall (Fundação Design for All) ou Isabel Castro (Turismo do Porto e Norte de Portugal); outras de caráter mais académico, como as de Veronika Joukes (UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro), João Gomes (IPDT – Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo) ou Pedro Cantista (Sociedade Internacional de Hidrologia Médica); apresentações dirigidas aos mecanismos de financiamento, como foi apresentado por Isabel Feijão Ferreira e Helena Ribeiro (ambas do Turismo de Portugal); e também vários momentos de partilha de boas práticas, com oradores como Acácio Duarte (PERFIL – Psicologia e Trabalho), Mário Crecente (Crecente Associados), Jorge Almeida (UNICER), Teresa Vieira (Associação Termas de Portugal), Paula Teles (Mobilidade PT), Nuno Martinho (CIM Viseu Dão Lafões), Ana Pinheiro (Waterlily) ou Ana Bela Baltazar (Hands to Discover).

O Alto Tâmega esteve em destaque, no primeiro dia, logo após a sessão de abertura, através da apresentação das Especificidades do Território, pelo Secretário-geral da CIM do Alto Tâmega, João Batista, bem como no segundo dia, no Painel 6, que foi inteiramente dedicado à apresentação de boas-práticas e ofertas diferenciadoras na região, em particular: Vidago Vila Termal (Chaves), Ecomuseu do Barroso (Montalegre), Pena Aventura Park (Ribeira de Pena), Ecovia do Rabaçal (Valpaços), Centro Hípico de Pedras Salgadas (Vila Pouca de Aguiar) e Sedução da Montanha (Boticas).

Tempo houve, ainda, para ouvir na primeira pessoa o testemunho de convidados portadores de limitações específicas: Serafim Letra (invisual, de Vila Real); Luís Vaz (tetraplégico, de Macedo de Cavaleiros); e Armando Baltazar (surdo, do Porto). Num painel verdadeiramente surpreendente e inspirador, moderado por Dinis Duarte, da PERFIL – Psicologia e Trabalho, e traduzido simultaneamente em Língua Gestual Portuguesa por Ana Bela Baltazar, os convidados relataram as suas experiências de férias, os fatores que os levam a decidir pelo destino, e as suas recordações mais marcantes.
Foi uma oportunidade única de discussão, partilha de ideias e formação de rede entre todos os participantes, que certamente terá repercussões no Turismo do Alto Tâmega e manterá ativo e dinâmico o tema, tanto diretamente na região, como globalmente, através das redes sociais: a página do evento no facebook alcançou, em menos de um mês, quase 13.000 pessoas, em todo o mundo.

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