Passar para o Conteúdo Principal

brasao cm chaves

pesquisar
 

Programa de Festas "Chaves Verão 2017" com quatro grandes momentos de animação

Conf ag verao2 1 1024 2500
12 Junho 2017

Fadista Carminho é uma das referências do vasto cartaz cultural para este verão em Chaves

O município de Chaves tem já definido um vasto programa de festas para o próximo verão. "Chaves Verão 2017" é o nome da iniciativa que engloba quatro grandes momentos de festa e animação na cidade flaviense. O objetivo da autarquia é atrair perto de 150 mil espetadores a estes eventos culturais.

O programa de festas de verão foi apresentado hoje, em conferência de imprensa, no Jardim Público da cidade, onde decorrerão dois desses eventos de verão.

O primeiro momento, que marcará o arranque do verão em Chaves, corresponde às Festas da Cidade, entre os dias 30 de junho e 9 de julho, sendo que o dia forte será o Dia da Cidade, a 8 de julho. Do variado programa de atividades para estas comemorações, especial destaque para o concerto com a fadista Carminho, no dia 8 de julho, pelas 23 horas; bem como o sunset “Fade Out”, a 30 de junho, com momentos musicais a decorrer durante a tarde e noite. Ambos os eventos decorrem nos jardins do Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso.

Entre os dias 3 e 6 de agosto, a grande atração será o Festival Identidades, associado à mostra “Sabores de Chaves - Pastel”, no Jardim Público da cidade. Por estas datas, Chaves será a capital ibérica de música Folk, com a atuação de mais de uma dezena de grupos, com nomes de referência nacional e internacional, como Celina da Piedade, OqueStrada, Terrakota e Trad.Attack”, entre outros.

O terceiro evento será a primeira edição do “Festival Geração – Chaves promove Festa da Juventude”, também no Jardim Público, entre os dias 11 e 13 de agosto. Além da atuação de vários artistas, a partir das 22h00 - com nomes como Linda Martini, Paus e Dealema - terá lugar a primeira Festa da Cerveja Artesanal em Chaves.

A Festa dos Povos em Aquae Flaviae será o quarto grande evento do verão. O certame está agendado para os dias 18, 19 e 20 de agosto, na Alameda do Tabolado e Alameda de Trajano. Durante estes dias, a cidade de Chaves viajará no tempo para regressar ao Império Romano. Serão três dias de grande animação retratando o quotidiano da época.

Nestes que serão os quatro principais momentos do verão participarão mais de mil artistas locais, nacionais e internacionais.

A Junta de Freguesia de Santa Maria Maior também vai organizar um conjunto de eventos de animação do centro histórico da cidade, no último fim-de-semana de agosto, seguindo-se no terceiro fim-de-semana de setembro as festividades em honra de Nossa Senhora das Graças.

Todas as iniciativas são gratuitas, uma organização do Município de Chaves, com o apoio e colaboração da EHATB - Empreendimentos Hidroelétricos do Alto Tâmega e Barroso, Academia de Artes de Chaves, Projecto Enraizarte e Associação INDIERROR.