Passar para o Conteúdo Principal

Logótipo CM Chaves

pesquisar
 

Semana Europeia da Mobilidade sensibiliza flavienses para formas de mobilidade mais ecológica e sustentável

23 Setembro 2016

Decorreu mais uma Semana Europeia da Mobilidade (SEM) e Dia Europeu Sem Carros (DESC) 2016, em Chaves, entre os dias 16 e 22 de setembro, este ano sob o mote “Mobilidade Inteligente. Economia Forte”.

O Município, tal como tem vindo a fazer desde o ano de 2003, associou-se uma vez mais à iniciativa promovida pela Comissão Europeia, através de uma semana repleta de atividades dirigidas a todos os cidadãos, com o objetivo de chamar à atenção para a necessidade de implementação e promoção de medidas de transporte sustentáveis e mais amigas do ambiente.

O balanço da Semana Europeia da Mobilidade foi positivo, levando os flavienses de várias faixas etárias a participar nas diversas atividades ao longo da semana, o que demonstrou uma sensibilização cada vez maior para questões relacionadas com as diferentes formas de mobilidade mais ecológica e sustentável.

Este ano, foram várias as entidades locais envolvidas que participaram nas diversas atividades, nomeadamente a iniciativa "Opinião Aberta", que pretendeu estimular a participação do público para a emissão de opiniões relacionadas com a SEM; o lançamento de dois concursos escolares, "Mascote do Ambiente" e "Veículo Ecológico", envolvendo a comunidade escolar; duas aulas de atividade física sénior; uma caminhada noturna “Corpo em Movimento”, organizada pela Associação Flaviense de Caminheiros, onde participaram 80 pessoas, entre as quais vários elementos do grupo de caminheiros "Os Passadas de Bustelo" e os "Sendeiristas de Monterrei"; e um percurso noturno em bicicleta, “Bike By Night”, com participação de cerca de 100 pessoas, de modo a incentivar a utilização deste meio de transporte mais ecológico e salutar.

Refira-se que a Câmara de Chaves é uma das seis autarquias que em todo o país aderiu sempre a esta iniciativa, desenvolvendo todos os anos um conjunto de atividades dirigidas a todas as faixas etárias da população flaviense.