Passar para o Conteúdo Principal

Logótipo CM Chaves

pesquisar
 

Município inaugura obras de remodelação e beneficiação do Estádio Municipal para receber jogos da liga NOS

23 Agosto 2016

No passado dia 19 de agosto, o Presidente da Câmara Municipal, António Cabeleira, e o Presidente da SAD do Grupo Desportivo de Chaves (GDC), Francisco Carvalho, descerraram a placa inaugural desta primeira fase das obras de remodelação e beneficiação do Estádio Municipal, Eng. Manuel Branco Teixeira.

Para além do executivo municipal, a cerimónia contou também com a presença do Presidente da liga NOS, Pedro Proença, com o Presidente da Direção do GDC, Bruno Carvalho, e com diversas entidades locais, que não deixaram de prestigiar o clube neste momento.

Em conferência de imprensa, António Cabeleira referiu que foi com satisfação que a Câmara Municipal pôde colaborar na requalificação do estádio, para que o GDC pudesse receber com toda a dignidade os diferentes clubes que vão participar no campeonato, e responder às exigências da liga NOS. A subida do GDC reveste-se de importância económica e social, uma vez que o futebol é um excelente veículo de promoção do território, promove não só Chaves, como também o Alto Tâmega e até Trás-os-Montes, já que os jogos vão ter transmissão televisiva em 180 países, destacou o autarca.

Para Bruno Carvalho, o objetivo do projeto que o clube iniciou em 2011 conseguiu concretizar-se com a subida do GDC ao escalão máximo do futebol nacional, sendo um sonho realizado. Aproveitando o momento, o Presidente da Direção do GDC agradeceu a parceria com o Município na concretização das obras, fazendo votos de que o clube consiga enraizar-se na primeira divisão, permanecendo por muitos anos.

Também Pedro Proença elogiou o grande esforço que foi feito pelo Município e pelo GDC para levar a cabo a requalificação das instalações desportivas e assim poder participar naquilo que são as exigências do futebol profissional. Salientou, ainda, que é de valor acrescentado poder contar com o GDC na liga NOS, 17 anos depois da última participação.

Recorde-se que o executivo municipal e o Presidente da Direção do GDC já tinham visitado a fase final desta primeira intervenção de obras, bem como os vários espaços que foram renovados e beneficiados no Estádio Municipal, no passado dia 12 de agosto, acompanhando posteriormente a visita de vistoria que a liga NOS fez às instalações desportivas, no dia 18 de agosto, obtendo aval positivo das melhorias feitas no espaço.

O investimento global da autarquia, nesta primeira fase de intervenção no Estádio Municipal, totaliza um valor de 995.000,00 euros, com cofinanciamento IBERDROLA, no âmbito do Plano de Ação para o desenvolvimento socioeconómico e cultural da bacia do Tâmega.

Refira-se que esta primeira fase da empreitada teve início no passado mês de maio, resultando intervenções em todas as bancadas, nascente, poente, sul e norte, de modo a adequar o espaço às exigências da liga NOS. A intervenção na bancada norte foi parcial nesta fase, resultando de uma parceria entre o Município e o GDC. A restante parte da bancada também irá ser intervencionada, encontrando-se em fase de projeto, pelo que se prevê estar concluída a tempo do jogo com o Sport Lisboa e Benfica, em setembro.

A estreia do GDC em casa ocorreu no passado domingo com o Tondela, tendo como resultado o empate a uma bola.

INAUGURACAO_ESTADIO_2
INAUGURACAO_ESTADIO_3