Passar para o Conteúdo Principal

Logótipo CM Chaves

pesquisar
 

Celebrar em Chaves a efeméride dos 100 anos do armistício da Grande Guerra

07 Dezembro 2018

Nova edição da Revista Aquae Flaviae homenageia personalidades da região numa comemoração de paz obtida pelo armistício da primeira Grande Guerra

"Armistício - 11 de Novembro de 1918” é o tema da mais recente edição do Grupo Cultural Aquae Flaviae, publicação nº 57, cuja apresentação decorreu ontem na sala multiusos da Biblioteca Municipal de Chaves.

A sessão foi presidida pelo Vice-Presidente da autarquia, Francisco Melo, que agradeceu o empenho do Núcleo de Chaves da Liga dos Combatentes, na pessoa do seu Presidente, António Mascarenhas, por ter organizado esta apresentação inserida nas comemorações dos 100 anos da Assinatura do Armistício, bem como agradeceu ao Grupo Aquae Flavie, pelo empenho em trazer à memória das novas gerações estes acontecimentos e os seus protagonistas locais.

Esta edição analisa a participação flaviense no conflito à luz da biografia de personalidades a ela associadas e encerra o estudo da nefasta Grande Guerra com a batalha de La Lys e a jubilosa celebração do Armistício.

Para a Presidente da Direção do Grupo Cultural Aquae Flaviae, Maria Isabel Viçoso, a quem coube apresentar a obra, esta publicação tem como objetivos memorizar notáveis personalidades da região, divulgar mais um estudo incidente sobre a população de Chaves e celebrar a paz que colocou termo à Primeira Grande Guerra.

Após a apresentação da Revista, seguiu-se a inauguração da Exposição Fotográfica “Da Partida ao Armistício”, patente ao público na Biblioteca Municipal até dia 16 de dezembro.

IMG_0661
IMG_0651
IMG_0618