Passar para o Conteúdo Principal

brasao cm chaves

pesquisar
 

Encontro debate estratégias de internacionalização para produtos endógenos da região do Alto Tâmega

Dsc 3208 1 1024 2500
05 Dezembro 2018

A Associação de Municípios do Alto Tâmega e a Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega (CIMAT) promoveu, em Chaves, mais um encontro temático de apresentação da estratégia de internacionalização e de abordagem a mercados com potencial para os produtos endógenos da região do Alto Tâmega.

Este encontro enquadra-se numa atividade de divulgação de resultados do projeto que contempla três ações chave dirigidas às empresas da região: análise de informação sobre mercados, análise de benchmarking a nível nacional e internacional e seleção dos mercados prioritários, dotando desta forma o conjunto de empresas envolvidas de um instrumento de apoio à decisão no processo de internacionalização.

Na sessão de abertura, o Presidente da Câmara Municipal de Chaves destacou a importância deste encontro para a definição de uma estratégia de internacionalização e abordagem de novos mercados, visando o reforço da capacidade competitiva das empresas e o aumento da visibilidade internacional do território.

Esta iniciativa permitiu ainda apresentar os Sistemas de Incentivos que existem no âmbito do Portugal 2020 de Apoio à Internacionalização das empresas, instrumento essencial à ampliação dos seus mercados.

No decorrer da sessão, foram igualmente realçados alguns aspetos e preocupações relevantes para o processo de internacionalização das empresas do Alto Tâmega, bem como os principais aspetos que as empresas devem ter em consideração: o território; o controlo do processo produtivo e de gestão; a investigação e inovação tecnológica; e o marketing.

Dsc 3212 1 1024 2500